Lisboa no top 50 das cidades mais seguras e com melhor qualidade de vida Imprimir e-mail
Lisboa no top 50 das cidades mais seguras e com melhor qualidade de vida Lisboa encontra-se entre as 50 cidades mais seguras e com melhor qualidade de vida do mundo, ocupando, respectivamente, a 45.ª e a 44.ª posição, com base em dois rankings elaborados pela consultora internacional Mercer.

Abrangendo uma lista de 215 cidades de vários continentes, estes rankings têm como ponto de partida a cidade de Nova York, à qual é atribuído um índice 100.
Em termos de segurança pessoal, um ranking que a Mercer apresenta, este ano, pela primeira vez, e que assenta em índices como a estabilidade interna, o crime, a efectividade da aplicação da lei e o relacionamento com os outros países, Lisboa - com 108,7 pontos - ocupa o 45.º lugar, ex aequo com Praga, a capital checa.
Na Europa, a Cidade do Luxemburgo é considerada a mais segura, seguindo-se, com 126,3 pontos cada, um conjunto de quatro cidades: Berna, Genebra e Zurique, na Suíça, e Helsínquia, a capital finlandesa.
Os responsáveis da Mercer, uma consultora cuja actividade incide na área dos recursos humanos, justificam a elaboração do ranking de segurança pessoal por considerarem tratar-se de "um factor primordial" a ter em conta nas decisões de governos e empresas multinacionais sempre que confrontados com possíveis situações de transferência internacional de funcionários.
Relativamente à qualidade de vida, Lisboa subiu, do ano passado para este ano, do 47.º para o 44.º lugar (de 100,1 para 100,3), batendo, no top 50, cidades como Chicago, Nova York, Portland e Seattle, todas nos Estados Unidos.
 

© 2019 Lisboa Inside